Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras sollicitudin, tellus vitae condimentum egestas, libero dolor auctor tellus, eu consectetur neque.

Aperte enter para iniciar sua busca...

Existem muitas possibilidades para quem deseja ser mãe e não possui mais condições de utilizar seus próprios óvulos. A ovorecepção é uma delas. É um processo que requer elaborar a perda da carga genética e ressignificar o conceito de maternidade. Ser mãe com o auxílio de um óvulo doado é reconhecer que o vínculo que se constrói com um filho transcende o link genético.

É importante que você saiba que a recepção de óvulos no Brasil é regulada pelo Conselho Federal de Medicina onde o anonimato é uma prerrogativa para sua realização, ou seja, não é possível conhecer a identidade da doadora. Outras recomendações incluem a semelhança fenotípica e a compatibilidade sanguínea entre doadora e receptora, além do distanciamento geográfico. A doadora possuir boas condições de saúde também é requisito necessário para que possa doar óvulos.

 

Indicações para receber óvulos doados:
Mulheres entre 18 e 35 anos com:

– falência ovariana precoce;
– número e/ou qualidade insuficiente de óvulos recuperados em ciclos de Fertilização in Vitro (FIV);
– má-resposta repetida às medicações para estímulo ovariano;
– falhas repetidas em FIV;
– idade materna avançada;
– período pós-menopausa;
– doenças genéticas ligadas aos óvulos;
– casais homoafetivos masculinos.

De que forma posso obter óvulos doados?

1. Participando do Programa de Doação Compartilhada de Óvulos

O Programa de Doação Compartilhada de Óvulos compreende uma parceria voluntária entre duas mulheres que necessitam dos recursos da Fertilização Assistida para realizar o desejo de maternidade. Uma, com indicação para receber óvulos doados em virtude do já exposto acima, e outra com indicação de FIV, que deseja auxiliar outro casal em seu projeto parental, e que pode necessitar de auxílio econômico para dar continuidade ao procedimento. É um programa de doação recíproca onde o que une essas mulheres é a tentativa de realização do sonho da maternidade.

Tanto a decisão de doar óvulos quanto a de recebê-los constitui um processo delicado e que necessita que os participantes possam, além de conhecer todos os aspectos envolvidos, refletir sobre a escolha que farão. Pensando em oportunizar uma tomada de decisão consciente, como parte do programa, o Fertilitat oferece um espaço de escuta e reflexão conduzido pela psicóloga da equipe tanto à doadora quanto à receptora.

O Programa de Doação Compartilhada de Óvulos – Fertilitat tem como preceitos fundamentais a ética e o respeito ao ser humano, proporcionando a todos os envolvidos cuidadosa atenção médica e psicológica.

2. Importando óvulos de Banco

É possível importar óvulos de Bancos de Óvulos para a realização de FIV. Este processo também requer avaliação médica e psicológica e segue normas da ANVISA.

A importação de óvulos é uma alternativa às pacientes em tratamento de Fertilização Assistida que necessitam recorrer a óvulos de doadoras e optam por fazê-lo através do banco de gametas.
O Fertilitat utiliza para importação de óvulos os bancos IVI Bank e Ovo Bank. Conheça-os melhor pelos sites http://ivi-bank.com e https://ovobank.com.

Ao optar pela importação, os pacientes serão orientados passo a passo para a concretização das seguintes etapas:
– preenchimento de documentação específica para importação;
– solicitação de óvulos ao banco;
– aceite da amostra;
– consulta médica para preparo uterino;
– descongelamento dos óvulos, preparo do sêmen e cultivo embrionário;
– transferência embrionária.

3. Recebendo óvulos congelados previamente
É possível receber óvulos de mulheres que realizaram procedimento de Fertilização in Vitro e que na oportunidade congelaram seus óvulos excedentes ou realizaram procedimento de congelamento de óvulos e que, posteriormente, decidem não mais utilizá-los e optam por doar estes óvulos de forma voluntária e altruísta.

Etapas do processo para realização de Fertilização Assistida com óvulos doados ou importados

1-  Consulta informativa – Esta primeira consulta é realizada pela psicóloga coordenadora do Programa de Doação de Óvulos para que lhes seja explicado passo a passo todo o processo e lhes seja dada a oportunidade de refletir sobre as implicações sociais e psicológicas concernentes.

2-  Questionário médico – Preenchimento de um extenso questionário o qual consiste em um screening da história médica e de perfil fenotípico, ou seja, neste questionário serão expressas as suas características físicas, bem como as de seus familiares, as quais servirão de critério para a escolha da doadora.

3- Questionário psico-social – Preenchimento de um questionário, o qual tem por objetivo apresentar indagações que visam estimular a reflexão sobre a parentalidade através da ovorecepção. Este questionário permite aproximar a receptora e seu(sua) parceiro(a) dos aspectos emocionais e subjetivos envolvidos nesse processo.

4- Consulta médica – Nesta consulta serão fornecidas as informações sobre o procedimento médico e avaliadas as condições médicas para gestar através de óvulos doados.

5- Entrevista Psicológica – Consiste em um espaço de escuta e reflexão sobre os aspectos emocionais implicados na parentalidade com óvulos doados.

6- Assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – Estando ciente e em acordo com o Programa de Ovodoação, bem como após ter tido a oportunidade de esclarecer todas as dúvidas o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido deverá ser assinado.

RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e receba novidades do Fertilitat

CONTATO

 

Este espaço foi especialmente criado para que você possa agendar consultas de forma simples e ágil. Basta inserir seus dados, incluindo o horário e a data de sua preferência na aba mensagem. Nossa equipe entrará em contato por e-mail ou telefone, confirmando sua consulta ou sugerindo outro horário, no caso de o escolhido estar ocupado.