Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras sollicitudin, tellus vitae condimentum egestas, libero dolor auctor tellus, eu consectetur neque.

Aperte enter para iniciar sua busca...

Tire suas dúvidas sobre parentalidade solo e de casais homoafetivos

Fertilitat - Centro de Medicina Reprodutiva / Notícias  / Tire suas dúvidas sobre parentalidade solo e de casais homoafetivos

Tire suas dúvidas sobre parentalidade solo e de casais homoafetivos

Como um casal de pessoas do mesmo sexo pode ter filhos sem recorrer à adoção? E se um homem ou uma mulher quiserem ter uma criança de maneira solo, sem um parceiro, como funciona? São várias as dúvidas que surgem quando vem o desejo da maternidade ou paternidade dos diferentes arranjos familiares.

Para cada um desses casos, a medicina reprodutiva pode ajudar na construção dessa família. A ginecologista Rafaella Petracco e a psicóloga Débora Farinati, do Fertilitat – Centro de Medicina Reprodutiva, esclarecem as principais dúvidas desses homens e mulheres. Confira:

Como funciona a fertilização no caso de um casal de duas mulheres ou de uma gravidez solo?
Pode ser feita de duas formas: com a inseminação artificial, em que os espermatozoides obtidos em um banco de sêmen são introduzidos no útero de uma das mulheres, no momento da ovulação, para que o processo ocorra naturalmente. E, também, com a fertilização in vitro, em que o embrião, já gerado em laboratório, é implantado em uma das pacientes.

Os óvulos de uma das mulheres podem ser usados no útero da parceira, para que ambas participem do processo?
Sim. No entanto, é necessária uma avaliação criteriosa das duas mulheres, para saber as condições reprodutivas de cada uma e se há fatores que podem facilitar ou dificultar a gravidez.

Consigo saber as informações do doador de sêmen, como altura, peso etc?
Sim, os bancos de sêmen disponibilizam essas informações, como cor do cabelo, do olho, altura, peso e saúde do doador. O casal ou a mulher solo tem acesso a esses dados e pode escolher qual será utilizado. Importante ressaltar que a identidade do doador é mantida sempre em sigilo.

As duas mulheres do casal podem amamentar?
É possível induzir a amamentação na mulher que não gerou o bebê, mas não é um processo fácil de ser obtido.

E no caso de um casal de dois homens ou um homem solo, como funciona o processo?
A gestação é feita com um útero de substituição. A fertilização é realizada in vitro e o embrião é implantado na mulher que gerará o feto. Como no caso do casal feminino, é feita uma avaliação das condições reprodutivas dos homens envolvidos, para identificar possíveis problemas de fertilidade.

O útero de substituição pode ser de uma parente ou de uma outra mulher?
É possível usar o útero de uma parente de até quarto grau, como mãe, irmã, tia e avó de um dos homens ou do homem solo. Se for uma pessoa fora da rede familiar, é necessária uma autorização do Conselho Regional de Medicina.

É possível usar o óvulo da mulher que fará a gestação?
Não, o óvulo deve vir de uma doação anônima, obtida em bancos de gametas. Assim como no caso da doação de sêmen, o casal ou o homem solo tem acesso às informações da doadora, como altura, peso etc.

Uma mulher que nunca engravidou pode ter o útero de substituição?
Sim, mas o recomendado é que seja uma mulher que já engravidou, uma vez que já conhece mais os efeitos físicos e emocionais da gravidez. Seja qual for o caso, há uma avaliação das condições obstétricas da mulher envolvida, como idade, comorbidades e outros fatores que possam ser positivos ou negativos para a gestação.

Como fica a mulher do útero de substituição na relação com a criança?
É importante que tanto o casal quanto a mulher tenham bem identificados seus lugares nessa relação. Os efeitos emocionais da gestação podem gerar um sofrimento no desprendimento da criança, ao longo do processo e após o parto. É recomendada um acompanhamento psicológico para prover segurança emocional a todas as partes.

FacebookWhatsAppTwitterLinkedIn

Newsletter Fertilitat

Aproveite e receba conteúdo exclusivo por e-mail e fique por dentro das novidades, novos conteúdos, eventos e materiais feitos para você.

Fale conosco pelo Whats

Envia um Whatsapp e fale conosco sobre as suas dúvidas, sugestões e mais.

Entre em contato

Este espaço foi especialmente criado para que você possa agendar consultas de forma simples e ágil.