Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras sollicitudin, tellus vitae condimentum egestas, libero dolor auctor tellus, eu consectetur neque.

Aperte enter para iniciar sua busca...

Infertilidade: debate pela conscientização

Fertilitat - Centro de Medicina Reprodutiva / Artigos  / Infertilidade: debate pela conscientização

Infertilidade: debate pela conscientização

*Mariangela Badalotti

A infertilidade é um tema complexo e emocionalmente desafiador. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) estimam que 1 a cada 6 adultos seja afetado pela condição, mas o assunto muitas vezes é envolto em silêncio e incompreensão. Por isso, o mês de junho, dedicado à conscientização da infertilidade, se torna relevante para ampliar a informação e o debate sobre as alternativas e evoluções da medicina reprodutiva.

Em primeiro lugar, é preciso olhar com mais empatia e apoio para os que trilham essa jornada. Acima da evidente dificuldade de engravidar, a infertilidade se configura como uma doença com raízes em diversos fatores – físicos, bioquímicos ou até mesmo emocionais. Atinge homens e mulheres em proporções quase idênticas. Reconhecer esses pontos é fundamental para combater o estigma e a culpa, especialmente direcionados às mulheres, e promover uma abordagem mais justa e compassiva.

Há de se reforçar, enquanto sociedade, que a infertilidade não define ninguém e não deve ser um tabu. A medicina reprodutiva evoluiu muito nas últimas décadas e na maioria das situações há possibilidade de tratamento, através de recursos que viabilizam o sonho da parentalidade, tanto para o público masculino, quanto para o feminino. Há, por exemplo, exames e técnicas sofisticadas que permitem selecionar e transferir os melhores embriões, garantindo altas taxas de efetividade na reprodução assistida, com índices que podem superar os 50%. 

Outro avanço importante está na possibilidade de congelar óvulos, sêmen e até mesmo embriões. A medida é recomendada para aqueles que desejam planejar uma gestação após certa idade, ou então para pacientes em tratamento de câncer. Trazer luz a todas essas questões é sempre válido, pois ao unirmos conhecimento, empatia e ação, mais pessoas se sentem encorajadas a enfrentar o obstáculo.

Cada jornada é única e especial, merecendo respeito e compreensão. O Mês da Conscientização da Infertilidade chegou ao fim, mas que ele nos lembre que ninguém enfrenta essa batalha sozinho e que, juntos, podemos construir um futuro mais acolhedor, com esperança para todos.

*Diretora e ginecologista do Fertilitat

FacebookWhatsAppTwitterLinkedIn

Newsletter Fertilitat

Aproveite e receba conteúdo exclusivo por e-mail e fique por dentro das novidades, novos conteúdos, eventos e materiais feitos para você.

Fale conosco pelo Whats

Envia um Whatsapp e fale conosco sobre as suas dúvidas, sugestões e mais.

Entre em contato

Este espaço foi especialmente criado para que você possa agendar consultas de forma simples e ágil.