Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras sollicitudin, tellus vitae condimentum egestas, libero dolor auctor tellus, eu consectetur neque.

Aperte enter para iniciar sua busca...

10 sinais da menopausa precoce

10 sinais da menopausa precoce

A menopausa corresponde ao último ciclo menstrual e ocorre, normalmente, entre os 45 e 55 anos. Damos o nome de menopausa precoce ou prematura quando a última menstruação ocorre por volta dos 40 anos, ou menos.

Você sabia que na maioria das vezes o termo menopausa é utilizado de forma equivocada? A menopausa, como dito acima, é o último ciclo menstrual. A fase de transição do período reprodutivo para o não reprodutivo e que normalmente é relacionada à menopausa, na verdade, chama-se climatério e dura em torno de 3 anos.

Você está em dúvidas sobre a menopausa precoce e sintomas que acompanham o climatério? Continue lendo abaixo e conheça os 10 principais. 

Tanto a menopausa comum quanto a menopausa precoce apresentam os mesmos sintomas entre as mulheres. A diferença entre elas, além da idade, pode se dar pela intensidade dos sintomas. Devido à uma brusca interrupção na produção de hormônios sexuais, mulheres com menopausa precoce podem sentir essa transição de forma mais acentuada.

Veja, abaixo, os 10 principais sintomas: 

1. Menstruação irregular

2. Ausência de menstruação por 12 meses seguidos

3. Ondas de calor que começam de repente e sem causa aparente

4. Suores noturnos intensos que podem interromper o sono

5. Cansaço frequente

6. Alterações de humor como irritabilidade, ansiedade ou tristeza

7. Dificuldade para dormir ou menor qualidade de sono

8. Secura vaginal

9. Queda de cabelos

10. Diminuição da libido

Como diagnosticar a menopausa precoce? 

Realizado pelo ginecologista, geralmente, a investigação inicia quando há ausência ou irregularidade dos ciclos menstruais, juntamente com a presença dos sintomas citados acima. Quando não há sintomas, a perda prematura de função do ovário pode ser diagnosticada durante tentativas de engravidar. Esse envelhecimento, além de baixa fertilidade, também pode acarretar aumento das chances de aborto e má qualidade dos óvulos.

 

Veja mais sobre menopausa precoce aqui, em conteúdo desenvolvido pela nossa diretora Dra. Mariangela Badalotti e divulgado no Jornal O Correio do Povo.

FONTES:

IFF/Fio Cruz: Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira.
(IFF/Fiocruz)

Ministério da Saúde

FacebookWhatsAppTwitterLinkedIn

Newsletter Fertilitat

Aproveite e receba conteúdo exclusivo por e-mail e fique por dentro das novidades, novos conteúdos, eventos e materiais feitos para você.

Fale conosco pelo Whats

Envia um Whatsapp e fale conosco sobre as suas dúvidas, sugestões e mais.

Entre em contato

Este espaço foi especialmente criado para que você possa agendar consultas de forma simples e ágil.