Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras sollicitudin, tellus vitae condimentum egestas, libero dolor auctor tellus, eu consectetur neque.

Aperte enter para iniciar sua busca...

Artigo – O impacto do HPV na fertilidade masculina

Fertilitat - Centro de Medicina Reprodutiva / Notícias  / Fertilidade  / Artigo – O impacto do HPV na fertilidade masculina

Artigo – O impacto do HPV na fertilidade masculina

Sabemos que a infecção pelo HPV (papilomavírus humano) acomete cerca de 70 a 80% dos homens sexualmente ativos ao longo das suas vidas. justamente pela sua característica assintomática, a transmissão sustentada para as parceiras do sexo feminino e a persistência da infecção é uma realidade.

Atualmente, são conhecidos mais de 150 tipos de HPV, que acometem a pele, na forma de verrugas, ou as superfícies mucosas – incluindo os tipos de alto risco para neoplasias malignas. Recentemente, estudos sobre a infecção pelo HPV e o impacto que ele pode causar na fertilidade têm chamado a atenção de pesquisadores ao redor do mundo, visto que é uma das ISTs mais prevalentes da atualidade. Diversas pesquisas analisaram de que forma o HPV afetaria os espermatozoides. Estas foram motivadas após se perceber que a prevalência da infecção pelo vírus era maior nos casais inférteis, levantando a questão se haveria relação entre os fatos.

Uma metanálise recente constatou que a presença do HPV no sêmen pode afetar negativamente a qualidade do espermatozoide, reduzindo sua motilidade, fragmentando seu DNA e induzindo alterações no pH seminal. Já sabemos que o HPV pode estar presente em diversas regiões do corpo. Um estudo com 500 homens avaliou os sítios de infecção mais prevalentes, sendo eles, em ordem decrescente: parte interna do prepúcio (44%), sêmen (33%), uretra (30%), parte externa do prepúcio (24%), glande (24%), escroto (12%) e região anal (8%). Se tratando de fertilidade, nos interessa saber se o vírus está presente no sêmen e, principalmente, se está ligado aos espermatozoides.

Para esta investigação, é realizada análise do sêmen por PCR para detectar a presença do HPV e, caso seja positiva, a análise por hibridização fluorescente in situ, conhecida como FISH, detectará se o vírus está ligado à cabeça do gameta.

Mas qual o prejuízo que a infecção por HPV em outras regiões, como as verrugas genitais, pode causar para a fertilidade? Aparentemente nenhum. Porém, um estudo italiano constatou que, em 53,7% dos pacientes com verrugas genitais, foi detectada a presença do HPV no sêmen pela análise de PCR e FISH. Já quando a parceira era a portadora das verrugas, a análise seminal foi positiva em 41,3%.

Outro estudo comparou as taxas de gravidez por reprodução assistida em dois grupos: um deles positivo para HPV no sêmen e o outro, não. Ao final de 12 meses, as taxas cumulativas de gestação (por inseminação artificial e ICSI) foram de 38,4% no grupo sem HPV versus 14,2% no grupo positivo para o vírus. Foi observado ainda impacto negativo da infecção nas taxas de nascimento. O grupo HPV+ teve uma taxa de aborto de 62,5%, contra 16,7% no grupo controle.

A infecção por HPV é sempre preocupante sob o ponto de vista oncológico, pois é um fator de risco para o câncer de colo de útero, pênis, canal anal, laringe e vulva. Devemos também começar a dar relevância para o HPV no campo da reprodução humana. Todos os anos, 800 mil ciclos de reprodução assistida são realizados na Europa. Levando em conta que a infecção por HPV no sêmen de pacientes inférteis chega a 20%, é possível que 150 mil ciclos sejam prejudicados por ano no continente.

Esse impacto sobre a carga global de fertilidade permanece muito subestimado e pouco explorado. Parece justificado realizarmos testes para a presença de vírions do HPV antes do seu uso, porém atualmente ainda não dispomos de exames para sua detecção na prática clínica.

Por Bruno Chao, urologista

FacebookWhatsAppTwitterLinkedIn

Newsletter Fertilitat

Aproveite e receba conteúdo exclusivo por e-mail e fique por dentro das novidades, novos conteúdos, eventos e materiais feitos para você.

Fale conosco pelo Whats

Envia um Whatsapp e fale conosco sobre as suas dúvidas, sugestões e mais.

Entre em contato

Este espaço foi especialmente criado para que você possa agendar consultas de forma simples e ágil.