Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras sollicitudin, tellus vitae condimentum egestas, libero dolor auctor tellus, eu consectetur neque.

Aperte enter para iniciar sua busca...

Como a quimioterapia influencia na vida de quem quer engravidar

Fertilitat - Centro de Medicina Reprodutiva / Notícias  / Câncer e fertilidade  / Como a quimioterapia influencia na vida de quem quer engravidar

Como a quimioterapia influencia na vida de quem quer engravidar

A quimioterapia é, certamente, um tratamento muito efetivo para a cura do câncer. Ainda que seja agressiva para muitas células do corpo, recuperar a saúde é primordial para, após, pensarmos em uma futura gestação.

Quando recebem o diagnóstico de câncer, muitos casais se questionam se realmente deveriam ter filhos. As perguntas costumam surgir quando há um fator genético envolvido. Entretanto, apenas 5 a 10% dos cânceres são hereditários.

 

Mas a quimioterapia pode trazer algum efeito em meus futuros filhos?

Essa também é uma dúvida que pode surgir para pacientes que fazem ou fizeram quimioterapia. Fique tranquilo(a). Estudos já trouxeram evidências de que não há maior presença de defeitos congênitos ou outros problemas de saúde em bebês concebidos após tratamento, em comparação com bebês cujos pais nunca tiveram câncer.

 

Preservação da fertilidade: um caminho seguro para realizar seus sonhos.

Não é definitivo, mas a possibilidade de infertilidade é grande após o tratamento oncológico. Por isso, é importante refletir sobre o seu desejo de ser pai/mãe após o tratamento.Já considerou a criopreservação?

Esta é uma possibilidade segura e muito utilizada por pacientes oncológicos.Esta técnica oportuniza o congelamento de óvulos, sêmen e,até mesmo, embriões por tempo indefinido.

Você sabia que, em 2020, um casal gerou um bebê a partir de um embrião congelado por 27 anos?  Molly Gibson nasceu saudável, após uma gestação muito tranquila.

 

E se eu estiver fértil depois do término do meu tratamento?

Será que devo usar o gameta que foi congelado antes do início do tratamento?

Esta é uma dúvida que pode surgir e deve ser esclarecida junto com o especialista em fertilidade. A possibilidade de uma gestação natural sempre é recomendada e, definitivamente, deve ser levada em consideração. Mas, nada impede o uso dos gametas congelados, que estarão saudáveis e em ambiente controlado para trazer ótimos resultados.

 

O mais importante é estar tranquila(o) em relação às suas opções de gestação após o tratamento. Ter um problema a menos para lidar em uma situação tão delicada é, com certeza, reconfortante. Realize a terapia quimioterápica e converse com o seu oncologista; após a remissão, procure um especialista em fertilidade para rever suas possibilidades.

 

FONTES:

American Cancer Society

Ong Onco Guia

BBC

FacebookWhatsAppTwitterLinkedIn

Newsletter Fertilitat

Aproveite e receba conteúdo exclusivo por e-mail e fique por dentro das novidades, novos conteúdos, eventos e materiais feitos para você.

Fale conosco pelo Whats

Envia um Whatsapp e fale conosco sobre as suas dúvidas, sugestões e mais.

Entre em contato

Este espaço foi especialmente criado para que você possa agendar consultas de forma simples e ágil.