Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras sollicitudin, tellus vitae condimentum egestas, libero dolor auctor tellus, eu consectetur neque.

Aperte enter para iniciar sua busca...

Como se alimentar bem pode ajudar a engravidar

Fertilitat - Centro de Medicina Reprodutiva / Notícias  / Alimentação e fertilidade  / Como se alimentar bem pode ajudar a engravidar

Como se alimentar bem pode ajudar a engravidar

Manter uma alimentação equilibrada e saudável é fundamental para quem está pensando em engravidar. Apostar em alimentos ricos em vitaminas específicas, como complexo B, vitamina C, magnésio, cobre, zinco, cálcio, entre outros, inclusive, podem ajudar a aumentar a fertilidade em alguns casos. A nutricionista Joselaine Sturner, parceira do Fertilitat, traz informações importantes sobre benefícios e o que é indicado evitar nesta fase. Confira!

A alimentação influencia na fertilidade?
A infertilidade atinge elevado percentual de casais em idade reprodutiva devido, principalmente, à postergação da maternidade, alteração da qualidade seminal, maior incidência de doenças sexualmente transmissíveis e aos fatores ambientais. Desordens ovulatórias, endometriose, anormalidade nas trompas e/ou útero, problemas psicológicos e desequilíbrio alimentar, entre outros, também contribuem nas causas de infertilidade. Existem inúmeros estudos que relatam a importância do estado nutricional das mulheres, pois depende dele, a saúde reprodutiva melhorando o sucesso na fertilização. O baixo consumo de alimentos fontes de vitaminas do complexo B, vitamina C,, magnésio, cobre, cálcio, zinco, entre outros, promove o estresse oxidativo, desencadeando ou potencializando causas da infertilidade.

Quais os tipos de nutrientes que são fundamentais para quem está tentando engravidar?
São dois tipos: macronutrientes, que são as proteínas e gorduras (Ômega 3 e Ômega 9) e colesterol, e micronutrientes, que são cálcio, vit. complexo B, zinco, ferro, vitamina C, Vitamina D, ácido fólico, selênio, Coenzima Q10, entre outros.

Existem alimentos que devem ser evitados nesse período?
Sim. Existem alimentos que podem provocar estresse oxidativo, gerando uma formação anormal de radicais livres, que são espécies reativas inflamatórias, podendo interferir na fertilidade. São eles: 1) gorduras trans: aumenta a resistência à insulina e a atividade inflamatória; 2) soja processada: leite de soja, carne de soja, queijo de soja, etc. Efeitos estrogênicos podem atrapalhar a fertilidade, além de serem alimentos transgênicos. 3) Carboidratos refinados, sem fibras, aumentam a resistência à insulina e o IMC. 4) Alimentos enlatados: contaminação de metais pesados como chumbo, mercúrio e arsênico. 5) Águas em garrafas plásticas: podem conter Bisfenol (BPA), que imita o estrogênio e interfere nos diferentes estágios de concepção, como fertilização e implantação do óvulo.

Cafeína é um problema para quem está tentando engravidar?
Depende da quantidade e também se a mulher apresenta hemograma, ferro e ferritina adequados, pois o excesso de cafeína pode diminuir a absorção do ferro. A deficiência de ferro pode provocar a anovulação e piora da qualidade dos óvulos. A cafeína também pode alterar o humor, aumentar a ansiedade e prejudicar o sono. Todos esses motivos podem influenciar na fertilidade. Sendo assim, o ideal é estudar cada caso individualizado.

A alimentação dos homens também interfere no processo da gestação?
Sim, com certeza. A alimentação equilibrada do homem pode ajudar na qualidade seminal, nos danos do DNA e na motilidade. É fundamental a Coenzima Q10, presente em ovos, sardinhas e atum (frescos) e o zinco, presente nos alimentos integrais, como ovos, carne magras e sementes. O sobrepeso também pode agir como fator inflamatório, podendo diminuir a qualidade seminal e a constipação que pode alterar a motilidade do espermatozoide. Assim sendo, uma alimentação rica em fibras, vitaminas antioxidantes e com o controle do peso é possível, sim, melhorar a fertilização.

FacebookWhatsAppTwitterLinkedIn

Newsletter Fertilitat

Aproveite e receba conteúdo exclusivo por e-mail e fique por dentro das novidades, novos conteúdos, eventos e materiais feitos para você.

Fale conosco pelo Whats

Envia um Whatsapp e fale conosco sobre as suas dúvidas, sugestões e mais.

Entre em contato

Este espaço foi especialmente criado para que você possa agendar consultas de forma simples e ágil.