Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras sollicitudin, tellus vitae condimentum egestas, libero dolor auctor tellus, eu consectetur neque.

Aperte enter para iniciar sua busca...

E SE MEU TRATAMENTO DE CÂNCER CAUSAR MENOPAUSA PRECOCE?

Fertilitat - Centro de Medicina Reprodutiva / Notícias  / Câncer e fertilidade  / E SE MEU TRATAMENTO DE CÂNCER CAUSAR MENOPAUSA PRECOCE?

E SE MEU TRATAMENTO DE CÂNCER CAUSAR MENOPAUSA PRECOCE?

Muito se fala sobre a ligação entre a menopausa precoce e o câncer de mama. Realmente, há pesquisas que relacionam a menopausa antes dos 40 anos a menores chances de desenvolver este tipo de câncer.

 

Mas se ocorrer o contrário e o tratamento causar a menopausa precoce?

A menopausa indica que o período reprodutivo feminino está chegando ao fim. Se este estágio ocorrer antes dos 40 anos, damos o nome de menopausa precoce. Os tratamentos de quimioterapia ou radioterapia podem prejudicar o sistema reprodutor da mulher, fazendo com que o ciclo menstrual sofra algumas alterações. Mas isso depende, diretamente, do tipo da medicação ou dose de radiação, da quantidade de sessões e da idade da paciente.

A perda da função dos ovários e, consequentemente, a redução de hormônios, pode também trazer outros efeitos, que incluem ondas de calor, alterações de humor, secura vaginal e diminuição do desejo sexual.

Ainda que seja uma consequência normal do tratamento, é essencial  conversar sobre o que está acontecendo com o seu oncologista e com o seu ginecologista, confirmando se tudo está bem. Na maioria dos casos é possível controlar essas mudanças e a situação volta ao normal após o fim do tratamento.

 

FONTE:

Femama

Abrale

FacebookWhatsAppTwitterLinkedIn

Newsletter Fertilitat

Aproveite e receba conteúdo exclusivo por e-mail e fique por dentro das novidades, novos conteúdos, eventos e materiais feitos para você.

Fale conosco pelo Whats

Envia um Whatsapp e fale conosco sobre as suas dúvidas, sugestões e mais.

Entre em contato

Este espaço foi especialmente criado para que você possa agendar consultas de forma simples e ágil.