Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras sollicitudin, tellus vitae condimentum egestas, libero dolor auctor tellus, eu consectetur neque.

Aperte enter para iniciar sua busca...

Evolução dos bancos de sêmen traz mais segurança às familias

Fertilitat - Centro de Medicina Reprodutiva / Notícias  / Evolução dos bancos de sêmen traz mais segurança às familias

Evolução dos bancos de sêmen traz mais segurança às familias

O uso de espermatozóides de doadores é uma prática cada vez mais comum. Ele é indicado nas técnicas de reprodução assistida em que se faz necessário o uso de gametas masculinos heterólogos (não próprios). Isso ocorre em casos como os de azoospermia (ausência de sêmen), oligospermia grave (contagem de espermatozoides muito baixa ou com qualidade inadequada à fertilização) e também quando há doenças genéticas ligadas ao cromossomo masculino (Y).

Ele é uma opção também em tratamentos oncológicos gonadotóxicos, em que não foi realizada a preservação de gametas previamente ao tratamento. A Dra. Talita Colombo explica também que os bancos de sêmen são usados na constituição de famílias formadas apenas por mulheres ou na maternidade solo feminina. Na entrevista abaixo, ela fala sobre o assunto.

Dra Talita Colombo destaca que regras rígidas e tecnologia estão ao lado de quem recorre ao serviço

Quais são as normativas éticas usadas por estes bancos?
A resolução nº 2.320/2022 do CFM é quem dita as éticas para a utilização de técnicas de reprodução assistida. Ela estabelece, como prerrogativas para este caso, a doação voluntária, sem caráter comercial e anônima. A exceção ao anonimato ocorre na doação de sêmen entre familiares de até quarto grau, desde que não incorra em consanguinidade. As clínicas de reprodução devem manter registro dos nascimentos, evitando que um mesmo doador possa gerar nascimento de mais de dois bebês de sexos diferentes em uma região de até um milhão de habitantes.

Como é feita a seleção de doadores?
Os candidatos à doação de sêmen, no Brasil, devem ter idades entre 18 e 45 anos e precisam apresentar exames laboratoriais sorológicos e microbiológicos para doenças infecciosas negativos (como HIV, HTLV, hepatites C, hepatite B e sífilis). A seleção e a testagem dos doadores são de responsabilidade dos bancos de sêmen que podem, individualmente, estabelecer critérios próprios e solicitar exames não obrigatórios pela ANVISA, como a avaliação detalhada do DNA, visando maior segurança.

E como é feita a escolha de amostras?
A escolha do doador é de responsabilidade do casal ou da paciente que irá receber os gametas. Recomenda-se que a seleção seja orientada pelo médico assistente e mediada por uma psicóloga. É comum que o processo de escolha leve em consideração características físicas presentes na família ou no casal, visando semelhanças fenotípicas que podem auxiliar no estabelecimento de vínculos e no sigilo.

Quais tipos de bancos de sêmen temos acesso?
Podem ser adquiridas amostras de bancos de sêmen internacionais ou nacionais. Em geral, os bancos internacionais disponibilizam mais informações sobre os doadores, como interesses pessoais e outras particularidades. Em geral, o processo de escolha pode ser realizado através do site de cada banco, mas a obtenção da amostra exige mediação de um centro de reprodução assistida. Para maiores informações, converse com um especialista da nossa equipe.

FacebookWhatsAppTwitterLinkedIn

Newsletter Fertilitat

Aproveite e receba conteúdo exclusivo por e-mail e fique por dentro das novidades, novos conteúdos, eventos e materiais feitos para você.

Fale conosco pelo Whats

Envia um Whatsapp e fale conosco sobre as suas dúvidas, sugestões e mais.

Entre em contato

Este espaço foi especialmente criado para que você possa agendar consultas de forma simples e ágil.