Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras sollicitudin, tellus vitae condimentum egestas, libero dolor auctor tellus, eu consectetur neque.

Aperte enter para iniciar sua busca...

Gravidez para mulheres diabéticas: cuidados e riscos

Fertilitat - Centro de Medicina Reprodutiva / Notícias  / Gravidez para mulheres diabéticas: cuidados e riscos

Gravidez para mulheres diabéticas: cuidados e riscos

Para a mulher diabética, existem uma série de cuidados que devem ser tomados antes de ela decidir engravidar. A Doutora Adriana Arent, Ginecologista do Fertilitat, explica que “a gravidez na mulher diabética traz um risco maior tanto para a gestante, quanto para o feto. Por isso, temos que estar muito atentos”.

Segundo a Doutora, ainda no período da preconcepção, é importante a paciente manter níveis adequados de glicemia pois este índice é fundamental no início da gravidez, período delicado de formação fetal.

Acompanhamento médico para gestantes diabéticas é fundamental

“Já nas primeiras 8 semanas de gestação, se o nível de açúcar no sangue da paciente estiver elevado, aumentam as chances de malformações no feto; este é o período de formação dos órgãos, e de abortamentos espontâneos”, alerta a especialista.

Este controle é fundamental também no segundo trimestre da gravidez, período do crescimento e desenvolvimento fetal. “Se ele estiver descontrolado, o feto poderá ter um crescimento exagerado – o que chamamos de macrossomia fetal. Isso poderá dificultar o parto e dificultar o controle da glicemia no feto”, ressalta Adriana. Além disso, a maturidade pulmonar do feto da mãe diabética pode ser retardada, podendo ocorrer a síndrome de desconforto respiratório (dificuldade de respirar no pós-nascimento).

A médica destaca que antes dos cuidados para a gestação é importante fazer uma avaliação médica da saúde da futura mamãe com atenção a possíveis complicações crônicas do diabete, das quais ela já pode ser portadora, evitando o aumento na morbidade.

Neste sentido, é importante fazer algumas avaliações:

_ oftalmológica: para avaliar a presença de retinopatia e se necessário realizar o tratamento pré-gestação, uma vez que a retinopatia pode se agravar na gestação;

_ da função renal;

_ da pressão arterial;

_ do coração: para tentar identificar doenças arteriais coronarianas – como a angina e as isquemias. Nestes casos, se a doença estiver ativa, a gestação é contraindicada.

De qualquer forma, vale ressaltar que este post tem a intenção de chamar a atenção para o assunto da diabetes na gravidez. Se você tem diabetes e está pensando em engravidar, o nosso conselho é que você busque o seu médico e avalie com ele a sua situação.

FacebookWhatsAppTwitterLinkedIn

Newsletter Fertilitat

Aproveite e receba conteúdo exclusivo por e-mail e fique por dentro das novidades, novos conteúdos, eventos e materiais feitos para você.

Fale conosco pelo Whats

Envia um Whatsapp e fale conosco sobre as suas dúvidas, sugestões e mais.

Entre em contato

Este espaço foi especialmente criado para que você possa agendar consultas de forma simples e ágil.