Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras sollicitudin, tellus vitae condimentum egestas, libero dolor auctor tellus, eu consectetur neque.

Aperte enter para iniciar sua busca...

MUITO ALÉM DE “TENTANTES”

MUITO ALÉM DE “TENTANTES”

POR Dra. Débora Marcondes Farinati, psicanalista do Fertilitat

A EXPRESSÃO “TENTANTES” VEM SENDO UTILIZADA PARA NOMEAR AS MULHERES OU CASAIS QUE ESTÃO TENTANDO ENGRAVIDAR, ENGLOBANDO QUEM JÁ REALIZOU ALGUM TRATAMENTO PARA INFERTILIDADE OU AQUELES QUE ESTÃO INICIANDO AS TENTATIVAS DE GESTAÇÃO

Podemos afirmar que a expressão “viralizou” nos meios digitais e redes sociais, chegando ao número impressionante de 1.320.000 resultados na busca do Google.

Em recente discussão, as psicólogas do Comitê Nacional de Psicologia da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana levantaram suas inquietações sobre essa expressão. Entre elas, gostaria de destacar: o que estaria levando as mulheres e casais a nomearem-se como tentantes? Essa expressão, aparentemente tão inofensiva, poderia estar contribuindo para o incremento do sofrimento do sujeito infértil, uma vez que sua identidade é nomeada pela parte que lhe falta?

Helena Montagnini, em recente comunicação oral na VII Jornada Paulista de Psicologia em Reprodução Assistida, apontou que a expressão “tentantes” põe ênfase na gestação e questiona a relação entre conseguir engravidar, ter um filho, ser mãe e a condição da infertilidade. A vida de quem está buscando a maternidade e a paternidade e se depara com a infertilidade em sua jornada, comumente, passa a girar quase que exclusivamente em torno de investigações, tratamentos e ciclos alternados de esperanças e frustrações.

As relações conjugais e sociais são frequentemente desinvestidas, uma vez que toda a energia está direcionada para a obtenção da gravidez, o que pode acarretar um empobrecimento das relações intersubjetivas e, consequentemente, sentimentos de menos valia. Não entrar nessa espiral interminável de uma vida que gravita ao redor da dor da infertilidade é extremamente desafiador, demanda um esforço psíquico significativo. Contudo, sabemos o quanto é importante que homens e mulheres que estão vivendo o processo de se tornarem pai e mãe abram espaço para se enxergarem num mais além de serem “tentantes”.

Nesse mais além, proponho que esses sujeitos não tenham suas identidades reduzidas a uma parte de suas vidas e que não se definam exclusivamente em função do que não possuem. Isso pode acarretar um incremento no sofrimento de quem padece da dor de ainda não ter alcançado a realização do desejo de ser pai e mãe. Cabe ressaltar que, com o alcançar da maternidade, uma mulher não passa a ser “toda” mãe, segue sendo mulher, profissional, irmã, amiga, filha, enfim, segue com uma identidade tecida por muitos e diversos fios. Somos seres complexos, o que torna a vida humana extremamente rica e repleta de possibilidades.

A ideia deste breve artigo é produzir aberturas, provocar reflexões e assim ampliar horizontes. Não pretende produzir um movimento contrário ao uso dessa expressão, pois compreende que o uso do verbete “tentantes” é uma tentativa de nomear um processo e até mesmo de criar uma rede de apoio entre pessoas que se identificam umas com as outras com o objetivo de se apoiarem. A ideia é que possam se ver mais além das tentativas para engravidar.

FacebookWhatsAppTwitterLinkedIn

Newsletter Fertilitat

Aproveite e receba conteúdo exclusivo por e-mail e fique por dentro das novidades, novos conteúdos, eventos e materiais feitos para você.

Fale conosco pelo Whats

Envia um Whatsapp e fale conosco sobre as suas dúvidas, sugestões e mais.

Entre em contato

Este espaço foi especialmente criado para que você possa agendar consultas de forma simples e ágil.