Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras sollicitudin, tellus vitae condimentum egestas, libero dolor auctor tellus, eu consectetur neque.

Aperte enter para iniciar sua busca...

O que é endometriose, a doença que fará a cantora Anitta passar por cirurgia

Fertilitat - Centro de Medicina Reprodutiva / Notícias  / O que é endometriose, a doença que fará a cantora Anitta passar por cirurgia

O que é endometriose, a doença que fará a cantora Anitta passar por cirurgia

Endometriose virou o assunto do momento por conta da cantora Anitta. Por meio de suas redes sociais, a artista pop falou sobre a doença e disse que passará por tratamento cirúrgico. De acordo com o ginecologista do Fertilitat, Dr. Andrey Boeno, endometriose é considerada a doença da mulher moderna:

“As mulheres têm postergado a maternidade em função de priorizar a formação profissional e a estabilidade econômica, o que faz com que ela tenha um maior número de ciclos menstruais e aumente a chance do surgimento da doença”, explica.

E a gente te fala um pouco mais sobre isso:

Quais são os sintomas?
Muitas vezes, a mulher sente dor pélvica (que geralmente acompanha a menstruação), dor na relação sexual, dor ao evacuar, alterações no ciclo menstrual e infertilidade.

A causa dessa doença segue desconhecida. A teoria mais aceita descreve que parte do fluxo menstrual reflua pelas trompas até o interior da cavidade abdominal, onde células do endométrio encontram ambiente favorável para implantação e desenvolvimento. Outras teorias acreditam que esse endométrio tenha determinadas características que possibilitem sua disseminação. A possibilidade de herança genética é cada vez mais estudada.

Como acontece o diagnóstico de endometriose?
A suspeita pode ser determinada pela história e pelo exame ginecológico de rotina. Exames complementares são fundamentais para o diagnóstico definitivo e abordagem terapêutica, principalmente ultrassonografia e a ressonância magnética.

Como funciona o tratamento da endometriose?

O manejo terapêutico deve ser individualizado, de acordo com a queixa, com a idade do paciente, com o estágio da doença, com a duração da infertilidade e com a presença de outros fatores associados.

O tratamento cirúrgico é feito por videolaparoscopia. A retirada de focos de endometriose melhora os índices de gravidez e também a dor pélvica. A modificação do estilo de vida pode ajudar no controle da dor. A prescrição de medicamentos hormonais pode também ter lugar no controle da doença, especialmente em relação à dor pélvica e dispareunia. Na infertilidade, tem utilização limitada.

Especificamente no manejo da infertilidade, em geral quando o tratamento cirúrgico não é suficiente, pode haver necessidade de indução da ovulação, de inseminação artificial ou de fertilização in vitro, que apresenta resultados mais favoráveis do que outra terapia.

FacebookWhatsAppTwitterLinkedIn

Newsletter Fertilitat

Aproveite e receba conteúdo exclusivo por e-mail e fique por dentro das novidades, novos conteúdos, eventos e materiais feitos para você.

Fale conosco pelo Whats

Envia um Whatsapp e fale conosco sobre as suas dúvidas, sugestões e mais.

Entre em contato

Este espaço foi especialmente criado para que você possa agendar consultas de forma simples e ágil.