Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras sollicitudin, tellus vitae condimentum egestas, libero dolor auctor tellus, eu consectetur neque.

Aperte enter para iniciar sua busca...

Os refrigerantes na saúde reprodutiva

Fertilitat - Centro de Medicina Reprodutiva / Notícias  / Alimentação e fertilidade  / Os refrigerantes na saúde reprodutiva

Os refrigerantes na saúde reprodutiva

Por João Michelon, ginecologista do Fertilitat

O refrigerante é uma bebida não alcoólica, gaseificada e com alto poder refrescante, que leva a uma sedução do paladar e provoca o desejo constante de consumo. Na sua composição, além da água, há altas concentrações de açúcares, acidulantes, antioxidantes, conservantes, edulcorantes e dióxido de carbono.

Aqueles açucarados têm alto valor calórico e contribuem fortemente para a obesidade. Os aditivos neles contidos podem levar a processos alérgicos crônicos. O conservante benzoato de sódio, em reação com outros componentes e temperaturas elevadas, pode levar a cânceres. Por outro lado, os refrigerantes diet carregam altas concentrações de sódio e levam ao risco de hipertensão e distúrbios renais pelo uso crônico excessivo. A OMS enfatiza que há evidências suficientes para desencorajar o consumo em favor de uma alimentação saudável. Os consumidores desta bebida tendem a ingerir outras dietas pobres, pois estimula o gosto para alimentos não nutritivos.

O revestimento interno das latas de refrigerantes possui o Bisfenol-A, um elemento químico industrial conhecido como alquifenol, que tem uma ação xenoestrogênica, pois mimetiza os estrogênios ou outras moléculas atuantes no sistema endócrino, interferindo em todo o imbricado metabolismo dos hormônios naturais, responsáveis pelos processos de desenvolvimento. Embora a ação estrogênica seja fraca, a exposição crônica a este elemento pode resultar em alterações adversas no processo reprodutivo.

As mulheres em idade reprodutiva são fortes consumidoras de refrigerantes ricos em açucares, favorecendo o ganho de peso, aumento da insulina circulante, indução à síndrome metabólica e diabetes. Esses efeitos metabólicos estão relacionados à diminuição da fecundidade. A resistência insulínica observada nestas mulheres altera o ambiente metabólico materno e o microambiente do líquido folicular, levando à produção de oócitos e embriões de menor qualidade.

Estudos recentes demonstraram que refrigerantes açucarados e as bebidas energéticas repercutiram negativa e significativamente na produção de oócitos nos processos de fertilização in vitro, bem como no grau de maturidade destas células. As taxas de fertilização e produção de embriões de boa qualidade também sofreram decréscimo significativo; por consequência, quedas nas as taxas de gravidez e nascimentos foram observadas. Os índices de abortos triplicaram quando o consumo foi demasiado. Nos refrigerantes diet, embora trouxessem repercussão negativa em alguns destes parâmetros, isso não foi significativo, levando a crer que o açúcar seja um potente tóxico reprodutivo.

Há de se refletir fortemente sobre o consumo destas bebidas calóricas, repletas de aditivos tóxicos, naquelas mulheres em idade reprodutiva com desejo de engravidar. Hábitos alimentares saudáveis são fundamentais para o zelo da saúde reprodutiva.

FacebookWhatsAppTwitterLinkedIn

Newsletter Fertilitat

Aproveite e receba conteúdo exclusivo por e-mail e fique por dentro das novidades, novos conteúdos, eventos e materiais feitos para você.

Fale conosco pelo Whats

Envia um Whatsapp e fale conosco sobre as suas dúvidas, sugestões e mais.

Entre em contato

Este espaço foi especialmente criado para que você possa agendar consultas de forma simples e ágil.