Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras sollicitudin, tellus vitae condimentum egestas, libero dolor auctor tellus, eu consectetur neque.

Aperte enter para iniciar sua busca...

Qual a diferença entre Adenomiose e Endometriose e que consequências que elas trazem para a fertilidade

Fertilitat - Centro de Medicina Reprodutiva / Notícias  / Fertilidade feminina  / Qual a diferença entre Adenomiose e Endometriose e que consequências que elas trazem para a fertilidade

Qual a diferença entre Adenomiose e Endometriose e que consequências que elas trazem para a fertilidade

Adenomiose e endometriose

Ainda que tenham nomes parecidos e estejam relacionadas ao endométrio, adenomiose e endometriose são distintas e doenças crônicas muito comuns na população.

Saiba como cada uma afeta a fertilidade feminina:

adenomiose é caracteriza pelo avanço do endométrio, tecido que reveste o útero internamente, na musculatura uterina, que se chama miométrio. Esse endométrio que está no local errado, se inflama durante a menstruação.

endometriose ocorre quando o endométrio se forma fora do útero, em órgãos como ovários, trompas, bexigas e intestino.

Veja, abaixo, mais algumas diferenças entre adenomiose e endometriose:

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO?

Nos dois casos, para confirmação de suspeita clínica, podem ser realizados exames como ultrassonografia transvaginal e ressonância magnética e, por fim, biópsia.

ADENOMIOSE E ENDOMETRIOSE: OBSTÁCULOS PARA A FERTILIDADE FEMININA

O crescimento incorreto do endométrio causa diminuição da fertilidade nos dois casos, podendo chegar, até mesmo, à infertilidade.

No caso da adenomiose, as alterações na parede uterina podem dificultar o processo chamado de nidição, em que o óvulo fecundado se implanta no útero.

Na endometriose, esse crescimento nas tubas e ovários causam sucessivos processos de inflamação e cicatrização, o que gera mudanças anatômicas que impedem o funcionamento correto das tubas. Além disso, a qualidade e a quantidade de óvulos podem ser afetados por células inflamatórias.

Contudo, tanto adenomiose quanto endometriose possuem tratamentos que podem reverter as condições, dependendo do grau

COMO TRATAR?

Após consulta médica e constatação da adenomiose, o médico, normalmente, indica o uso de contraceptivos hormonais junto com outros medicamentos. Contudo, se não houver desejo de gravidez, em casos mais severos é possível que haja a necessidade de uma histerectomia, ou seja, uma cirurgia de retirada do útero.

Assim como a adenomiose, a endometriose deve ser confirmada mediante avaliação médica. Inicialmente, será realizado um tratamento clínico, com acompanhamento regular, no qual serão indicados anticoncepcionais e outros medicamentos para aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida. Este tratamento não visa a diminuição das lesões ou cura da doença e, sim, o controle do quadro clínico. Um passo posterior é o tratamento cirúrgico, indicado em casos mais severos. A cirurgia, realizada através de videolaparoscopia, remove os focos de endometriose, restaurando a anatomia e preservando a função reprodutiva. Se existe desejo de gravidez, em alguns casos é necessária a fertilização in vitro.

 

FONTE:

Febrasgo

Endometriose – Febrasgo

FacebookWhatsAppTwitterLinkedIn

Newsletter Fertilitat

Aproveite e receba conteúdo exclusivo por e-mail e fique por dentro das novidades, novos conteúdos, eventos e materiais feitos para você.

Fale conosco pelo Whats

Envia um Whatsapp e fale conosco sobre as suas dúvidas, sugestões e mais.

Entre em contato

Este espaço foi especialmente criado para que você possa agendar consultas de forma simples e ágil.