Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras sollicitudin, tellus vitae condimentum egestas, libero dolor auctor tellus, eu consectetur neque.

Aperte enter para iniciar sua busca...

Qual a melhor dieta para favorecer a fertilidade?

Fertilitat - Centro de Medicina Reprodutiva / Notícias  / Qual a melhor dieta para favorecer a fertilidade?

Qual a melhor dieta para favorecer a fertilidade?

Joselaine Stürmer, nutricionista do Fertilitat, e Dra. Ana Luiza Berwanger, ginecologista do Fertilitat

A maioria das pacientes que enfrenta dificuldades para engravidar questiona o médico, após a investigação e a proposta de tratamento: o que posso fazer para aumentar as chance de um HCG positivo? A dieta pode contribuir para aumentar as chances de gravidez? Sabe-se que uma boa alimentação é aliada na prevenção de muitas doenças. Mas será que existe realmente uma dieta específica para aumentar a fertilidade?

Desde que o livro “The Fertility Diet” foi publicado, em 2007, estudos sobre hábitos de vida que possam favorecer a gestação começaram a se multiplicar. A dieta mediterrânea (rica em frutas, verduras, peixes, saladas, oleaginosas, grãos e sementes) costuma ser a mais indicada como aquela que proporciona o melhor equilíbrio entre nutrientes necessários para bons resultados no tratamento de fertilidade e para um desenvolvimento gestacional saudável.

A partir das tentativas iniciais até o primeiro trimestre de gestação, é fundamental incluir na dieta alimentos ricos em cálcio e antioxidantes, como o selênio e as vitaminas A, C e D. Por outro lado, a ingestão de cafeína, gorduras saturadas, alimentos processados e industrializados deve ser evitada, assim como álcool em excesso. É fundamental também dedicar atenção a possíveis contaminações, com destaque para a toxoplasmose (alimentos crus ou malpassados). Essas orientações valem também para os futuros papais que, assim como as mulheres, devem se manter o mais saudável possível durante o período de concepção. Os homens, em especial, devem evitar ao máximo o uso de destilados.

Outro aspecto fundamental é desmistificar a ideia que alguns alimentos podem ser “inflamatórios”. A única situação em que algum alimento pode prejudicar a implantação embrionária é quando a paciente apresenta alguma alergia ou intolerância alimentar. Por isso, evite cortar alimentos – como leite e queijo – se você não tiver um motivo para tal. Pacientes celíacas, com alergia à lactose ou à proteína do leite de vaca, por exemplo, devem cortar alimentos que contenham essas substâncias pelo menos um mês antes da transferência embrionária, em casos de fertilização in vitro, e durante todo o tempo de tentativas, no caso de gestação espontânea. Vale salientar ainda a importância de controlar a qualidade e o modo de preparo dos alimentos, assim como a sua origem (priorizar alimentos orgânicos e naturais).

Não existe uma dieta ideal nem receitas mágicas para aumentar a fertilidade. No entanto, a junção de bons hábitos alimentares e atitudes de vida saudáveis – prática de exercício físico, evitar o tabagismo, o sedentarismo e o consumo de álcool e se manter hidratado e com o sono em dia – favorecem o metabolismo do casal que está se preparando para aumentar a família.

Dicas para uma alimentação saudável pré-concepção

O que priorizar: 
Alimentos integrais
Leite e queijos
Vegetais e saladas
Frutas amarelas (vitamina A)
Frutas cítricas (vitamina C)
Peixes, como sardinha, atum e salmão
Frango
Ovos
Castanhas e nozes
Sementes e grãos

O que evitar: 

Alimentos processados
Alimentos industrializados
Alimentos refinados
Gorduras saturadas
Chocolate em excesso
Álcool em excesso/destilados
Embutidos
Cafeína (chimarrão, café, refrigerantes de cola, chás preto e verde)
Refrigerantes em geral

 

 

FacebookWhatsAppTwitterLinkedIn

Newsletter Fertilitat

Aproveite e receba conteúdo exclusivo por e-mail e fique por dentro das novidades, novos conteúdos, eventos e materiais feitos para você.

Fale conosco pelo Whats

Envia um Whatsapp e fale conosco sobre as suas dúvidas, sugestões e mais.

Entre em contato

Este espaço foi especialmente criado para que você possa agendar consultas de forma simples e ágil.