Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras sollicitudin, tellus vitae condimentum egestas, libero dolor auctor tellus, eu consectetur neque.

Aperte enter para iniciar sua busca...

QUAL A RELAÇÃO DA TIREOIDE COM A FERTILIDADE?

Fertilitat - Centro de Medicina Reprodutiva / Notícias  / Fertilidade  / QUAL A RELAÇÃO DA TIREOIDE COM A FERTILIDADE?

QUAL A RELAÇÃO DA TIREOIDE COM A FERTILIDADE?

A tireoide é uma glândula importante para o nosso corpo. Ela regula a função de órgãos como coração, cérebro, fígado e rins, produzindo hormônios como T3 e T4, que garantem o equilíbrio do organismo. Localizada em nosso pescoço, tem participação direta no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes, no peso, na memória e no controle emocional.

 

Essa glândula tem participação também na nossa fertilidade. E quando uma paciente deseja engravidar, deve prestar atenção ao bom funcionamento da tireoide. A ginecologista Rafaella Petracco tira as principais dúvidas sobre esse tema. Confira a entrevista!

 

Qual a relação da tireoide com a fertilidade?

A função da tireoide é orquestrada por um hormônio chamado TSH. Este hormônio é produzido na hipófise, a mesma glândula que produz FSH e LH, que são os hormônios que controlam a função ovariana. Alterações no TSH podem impactar diretamente a liberação do FSH e LH e, por consequência, atrapalhar o funcionamento ovariano.

 

Os hormônios da tireoide também agem diretamente sobre as células dos folículos ovarianos, podendo interferir na formação dos óvulos e, consequentemente, do embrião. Além disso, as mulheres inférteis têm, de forma mais prevalente, presença de anticorpos contra a tireoide — e isso pode alterar o ambiente reprodutivo. Esses anticorpos podem alterar de forma quantitativa e qualitativa as células endometriais, dificultando a implantação.

 

Problemas na tireoide afetam igualmente a fertilidade de homens e mulheres?

Podem afetar tanto homens como mulheres. No caso dos homens, os sinais podem se apresentar na produção dos espermatozoides ou até em problemas de ereção.

 

Quais os sinais que é preciso prestar atenção?

Toda paciente que deseja engravidar deve ter sua tireoide avaliada. Recomenda-se manter os níveis de TSH baixos nessas pacientes, independentemente dos valores considerados normais. Muitas vezes há uma grande dificuldade em diagnosticar problemas na tireoide, pois as pacientes apresentam o que se chama de hipotireoidismo subclínico: ou seja, há alteração hormonal sem sintomas significativos. Alterações menstruais, a própria infertilidade e abortamento podem ser sintomas de problemas na tireoide. Nas pacientes com funcionamento deficiente da glândula, os sintomas geralmente são sonolência, aumento do peso, queda de cabelos, unhas quebradiças, entre outros.

 

Existem hábitos de vida que podem prejudicar a tireoide e, por consequência, a fertilidade?

Manter hábitos de vida saudáveis, peso adequado, praticar exercício físico, atentar para a diminuição do consumo de alimentos pró-inflamatórios e cuidar do hábito intestinal podem ser medidas que auxiliem o funcionamento da tireoide. Além disso, existem alguns medicamentos que também podem alterar diretamente o funcionamento da glândula.

 

Que profissional a paciente deve procurar para monitorar o funcionamento da tireoide?

O ginecologista pode orientar inicialmente a paciente em relação a possíveis alterações e necessidade de manter a tireoide em perfeito funcionamento, mas o profissional mais capacitado para essa avaliação e acompanhamento é o endocrinologista.

FacebookWhatsAppTwitterLinkedIn

Newsletter Fertilitat

Aproveite e receba conteúdo exclusivo por e-mail e fique por dentro das novidades, novos conteúdos, eventos e materiais feitos para você.

Fale conosco pelo Whats

Envia um Whatsapp e fale conosco sobre as suas dúvidas, sugestões e mais.

Entre em contato

Este espaço foi especialmente criado para que você possa agendar consultas de forma simples e ágil.