Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras sollicitudin, tellus vitae condimentum egestas, libero dolor auctor tellus, eu consectetur neque.

Aperte enter para iniciar sua busca...

Tenho uma trompa obstruída, é possível ter uma gestação natural?

Fertilitat - Centro de Medicina Reprodutiva / Notícias  / Fertilidade feminina  / Tenho uma trompa obstruída, é possível ter uma gestação natural?

Tenho uma trompa obstruída, é possível ter uma gestação natural?

trompas

É aqui, na trompa de falópio ou tuba uterina, que o óvulo deverá encontrar o espermatozoide. A partir desde encontro, os cílios das trompas levarão o embrião ao útero, através de um fino canal. Assim, começamos mais uma gestação.

Mas e quando o caso inclui uma trompa obstruída ou até as duas, como se dará a gravidez?

Segundo a SBRA, Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida, as alterações nas trompas podem atingir 30% das mulheres que não conseguem engravidar.

O exame para avaliar as trompas se chama histerossalpingografia e pode mostrar dilatações, obstruções ou suspeita de aderências.

 

PRÓXIMO PASSO: TRATAMENTO

O tratamento mais indicado para aderências é a videolaparoscopia, com bons resultados, quando as sequelas são provenientes de cirurgias pélvicas como cesariana ou miomectomia.

Em alguns casos de obstrução, também é possível indicar uma cirurgia para reverter o quadro. Contudo, em algumas situações a cirurgia não é uma boa opção e então pode-se recorrer à FIV.

Fertilização In Vitro é indicada para casos como alterações tubárias ocasionadas por sequelas de endometriose, dilatações tubárias e nos casos de sequelas de doenças infecciosas como clamídia. Já que a obstrução impede e/ou dificulta o transporte dos gametas pelas trompas e, consequentemente, a descida do embrião para o útero, a FIV mostra-se uma alternativa de sucesso para quem sonha em ter filhos já que, de uma maneira simples, acaba fazendo o trabalho das trompas.

 

O CAMINHO DA FERTILIDADE

As chances de gravidez para quem possui alguma alteração nas trompas são menores, mas existentes. Com tratamento adequado e acompanhamento médico, é possível ter uma gestação saudável. E, com a ajuda da medicina reprodutiva, existem ótimas porcentagens de sucesso a cada ciclo.

 

FONTE: Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida

FacebookWhatsAppTwitterLinkedIn

Newsletter Fertilitat

Aproveite e receba conteúdo exclusivo por e-mail e fique por dentro das novidades, novos conteúdos, eventos e materiais feitos para você.

Fale conosco pelo Whats

Envia um Whatsapp e fale conosco sobre as suas dúvidas, sugestões e mais.

Entre em contato

Este espaço foi especialmente criado para que você possa agendar consultas de forma simples e ágil.