Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras sollicitudin, tellus vitae condimentum egestas, libero dolor auctor tellus, eu consectetur neque.

Aperte enter para iniciar sua busca...

Tratamento cirúrgico para a infertilidade

Fertilitat - Centro de Medicina Reprodutiva / Notícias  / Tratamento cirúrgico para a infertilidade

Tratamento cirúrgico para a infertilidade

Ana Paula Dresch, ginecologista do Fertilitat
Bruno Chao Lisot, urologista do Fertilitat

 

O tratamento cirúrgico para a infertilidade é uma esperança para muitos casais. A indicação para esse tipo de tratamento, no entanto, deve ser feita com cautela e apenas depois de investigadas as causas do problema. A idade do paciente, o tempo de infertilidade e suas condições de saúde são fatores fundamentais para o sucesso.

Para as mulheres, com essas informações, são solicitados exames laboratoriais e de imagem. Caso a cirurgia seja indicada, a remoção do potencial fator da infertilidade é feita através da laparoscopia, técnica minimamente invasiva realizada pela via abdominal, que permite a avaliação do útero, trompas de falópio e ovários em busca de anomalias como cistos, endometriose ou aderências, que são tratadas durante a cirurgia. Ao mesmo tempo, é realizada pela via vaginal a histeroscopia, que avalia a cavidade uterina em busca de fatores anatômicos que prejudiquem a implantação do embrião, como miomas, pólipos, sinéquias, além da análise endometrial.

A laparoscopia pode reverter a laqueadura tubária para quem deseja ser mãe novamente. Ela só é possível se a tuba estiver em estado adequado, sem sinais de dilatação e com sua porção distal preservada. A recuperação da cirurgia minimamente invasiva é mais rápida do que a convencional aberta e pode aumentar as taxas de fecundidade, como também promover a retirada do fator causador da infertilidade, como endometriose e miomas, o que traz também melhores resultados para aquelas que necessitam de uma fertilização in vitro.

Para tratar a infertilidade masculina, a cirurgia pode ser usada em duas situações principais: a azoospermia (quando não há espermatozoides no sêmen) e na correção da varicocele. A causa mais comum de azoospermia obstrutiva é a cirurgia de vasectomia. Esta é uma cirurgia complexa e delicada, feita com auxílio de um microscópio cirúrgico. As chances de sucesso dependem do tempo decorrido desde a primeira cirurgia. Os melhores resultados são obtidos nos primeiros três anos do procedimento. Quando a parceira tem idade mais avançada ou a vasectomia foi feita há mais de 10 anos, a reprodução assistida associada à punção de epidídimo ou de testículo é a ideal.

Se o homem tem uma produção deficiente de espermatozoides, a causa pode ser a varicocele, que são veias dilatadas nos testículos. Ela aumenta a temperatura testicular e afeta a espermatogênese, sendo uma das principais causas de infertilidade no homem. A microcirurgia oferece melhora na qualidade e na quantidade dos espermatozoides, para cerca de 30% dos homens.

 

FacebookWhatsAppTwitterLinkedIn

Newsletter Fertilitat

Aproveite e receba conteúdo exclusivo por e-mail e fique por dentro das novidades, novos conteúdos, eventos e materiais feitos para você.

Fale conosco pelo Whats

Envia um Whatsapp e fale conosco sobre as suas dúvidas, sugestões e mais.

Entre em contato

Este espaço foi especialmente criado para que você possa agendar consultas de forma simples e ágil.