Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras sollicitudin, tellus vitae condimentum egestas, libero dolor auctor tellus, eu consectetur neque.

Aperte enter para iniciar sua busca...

Congelamento de óvulos: entenda como funciona

Fertilitat - Centro de Medicina Reprodutiva / Notícias  / Fertilidade feminina  / Congelamento de óvulos: entenda como funciona

Congelamento de óvulos: entenda como funciona

Você sabe como funciona o congelamento de óvulos? Procedimento realizado para a preservação da fertilidade para uma futura gravidez, o procedimento ainda gera dúvidas entre muitas mulheres que sonham em ter um filho, como o número ideal de gametas a serem congelados, bem como as chances de gestação posterior.

As possibilidades de uma gravidez com esse método é a mesma da utilização de óvulos frescos. Na verdade, um dos fatores fundamentais para seu sucesso é a idade da paciente no momento do congelamento dos gametas. “Quanto mais jovem a mulher durante o procedimento, mais probabilidades. Com menos de 35 anos, a chance de gestação é da ordem de 50% a 55%, dos 35 aos 37 anos, de 45%, e assim por diante. Depois dos 40 anos as chances são realmente menores”, alerta a ginecologista Mariangela Badalotti, sócia-diretora do Fertilitat.

A implantação dos óvulos é feita através de uma fertilização in vitro, sendo necessários de seis a oito óvulos para um ciclo. Em termos matemáticos, para três tentativas, o ideal é ter de 20 a 30 óvulos. Mas tudo é uma questão pessoal, de quantos óvulos a pacientes quer congelar e da sua capacidade de produzir óvulos, que é maior nas mais jovens. Vale lembrar também que a chance de gravidez estará relacionada à idade da mulher no momento do congelamento dos óvulos.

“Se congelar óvulos com 35 e tentar engravidar com 45, terá a chance de uma mulher de 35”, observa Mariangela. E existe tempo limite para o congelamento? “Não, o tempo em que os óvulos ficarem preservados não determina nenhuma alteração genética, nenhuma perda de qualidade ou qualquer malefício para o embrião quando for utilizado”, reforça.

Como é o processo

É preciso estimular o ovário a produzir óvulos nesse ciclo do congelamento com a utilização de  medicamentos hormonais (injeções de uso subcutâneo de fácil aplicação) por um período de dez a doze dias. Nesse tempo, são realizadas ecografias para acompanhar o crescimento dos folículos (que carregam os óvulos) e ajustar a medicação. Quando os folículos estiverem prontos, eles são aspirados por ecografia vaginal, e a paciente recebe analgesia (na veia) para que não tenha desconforto durante o procedimento, que dura de 19 a 15 minutos.

O líquido aspirado dos folículos é encaminhado ao laboratório. Os óvulos são examinados em relação ao seu grau de qualidade e de maturidade e os maduros (aptos a serem inseminados no futuro, de boa qualidade morfológica) serão guardados em nitrogênio líquido em uma temperatura de -196°C. A técnica de congelamento é chamada de vitrificação.

Para engravidar, a primeira etapa é o preparo do endométrio (membrana onde o embrião irá se implantar), através de medicamento oral ou gel. Após, é feito o descongelamento dos óvulos e a sua fertilização através de sêmen do parceiro ou oriundo de banco. Em alguns dias, ocorre a transferência do embrião para o útero da paciente.

FacebookWhatsAppTwitterLinkedIn

Newsletter Fertilitat

Aproveite e receba conteúdo exclusivo por e-mail e fique por dentro das novidades, novos conteúdos, eventos e materiais feitos para você.

Fale conosco pelo Whats

Envia um Whatsapp e fale conosco sobre as suas dúvidas, sugestões e mais.

Entre em contato

Este espaço foi especialmente criado para que você possa agendar consultas de forma simples e ágil.