Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras sollicitudin, tellus vitae condimentum egestas, libero dolor auctor tellus, eu consectetur neque.

Aperte enter para iniciar sua busca...

Gravidez em idade avançada passa a ser opção para mulheres

Fertilitat - Centro de Medicina Reprodutiva / Notícias  / Gravidez em idade avançada passa a ser opção para mulheres

Gravidez em idade avançada passa a ser opção para mulheres

Historicamente, a “idade materna avançada” referia-se às mulheres que davam à luz com 35 anos de idade ou mais. Porém, com o avanço social e cultural, não é raro as mulheres desejarem ser mães depois dessa idade. Assim sendo, as novas técnicas de controle e preservação da fertilidade ganham protagonismo no planejamento familiar.
Para esclarecer dúvidas frequentes, convidamos a Doutora Adriana Arent para falar conosco sobre o assunto. Confira a entrevista:

Doutora Adriana Arent aponta opções para maternidade após os 35 anos

Até quando a mulher pode adiar a maternidade?
As mulheres não produzem novos óvulos após o nascimento. A partir dos 30 anos a fertilidade começa a diminuir e aos 35 anos esse declínio é mais marcado. Aos 40 anos, ela cai ainda mais, e aumentam as taxas de abortamento. O grau de declínio varia de mulher para mulher, mas o envelhecimento começa após os 35 anos e permanece de forma contínua até a menopausa.

A gestação em idade avançada é segura para a mãe e para o bebe?
A gestação em mulheres com idade avançada está associada ao melhor nível socioeconômico, maior nível educacional, adiamento do casamento e menor paridade. Apesar desses fatores impactarem positivamente, ela ainda é associada a eventos obstétricos adversos como o aumento da frequência de doenças crônicas e pior condição física.

Além disso, a hipertensão arterial e a diabetes mellitus são superiores neste grupo. Encontramos também maior incidência de abortamentos do primeiro trimestre de gestação, anomalias gênicas, mortalidade materna, gestação múltipla, diabetes gestacional e pré-eclâmpsia.

A reprodução assistida é uma aliada da maternidade tardia?
Elas podem, sim, ajudar na obtenção da gestação e na preservação da fertilidade. Porém, é inegável que os resultados dessas técnicas são impactados negativamente pela idade materna avançada.

Como o congelamento de óvulos pode ajudar?
A mulher que deseja ter filhos mais tarde pode retirar alguns óvulos mais jovem (antes dos 35 anos) para usá-los mais tarde. A taxa de sucesso da fertilização diminui se eles forem congelados após os 36 anos. Além disso, não se recomenda o congelamento após os 45 anos.

E o congelamento de embriões?
O congelamento de embriões é outra alternativa, especialmente para mulheres em uma relação estável onde o casal deseja ou necessita adiar a obtenção de prole. O sucesso deste procedimento também depende da idade na qual a mulher congelar os embriões.

Quais seriam as estratégias alternativas de tratamento?
A doação de óvulos é uma opção e pode ser usada por mulheres com idade avançada e que ainda têm óvulos, porém com qualidade insuficiente para formar embriões com capacidade de implantação ou que já estejam na menopausa.

A doação de embriões, por sua vez, também apresenta altas taxas de sucesso. Entretanto as opções de oovito/embriões podem ser limitadas devido a diminuição de doações altruístas.

FacebookWhatsAppTwitterLinkedIn

Newsletter Fertilitat

Aproveite e receba conteúdo exclusivo por e-mail e fique por dentro das novidades, novos conteúdos, eventos e materiais feitos para você.

Fale conosco pelo Whats

Envia um Whatsapp e fale conosco sobre as suas dúvidas, sugestões e mais.

Entre em contato

Este espaço foi especialmente criado para que você possa agendar consultas de forma simples e ágil.