Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras sollicitudin, tellus vitae condimentum egestas, libero dolor auctor tellus, eu consectetur neque.

Aperte enter para iniciar sua busca...

O que é varicocele e como ela pode afetar a fertilidade masculina?

Fertilitat - Centro de Medicina Reprodutiva / Notícias  / Fertilidade masculina  / O que é varicocele e como ela pode afetar a fertilidade masculina?

O que é varicocele e como ela pode afetar a fertilidade masculina?

Você sabia que a varicocele é uma das a principais causas tratáveis de infertilidade masculina? Mais presente do que muita gente imagina, atinge 15% da população masculina em geral.

 

MAS O QUE É A VARICOCELE?

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, “a varicocele é a dilatação das veias que drenam o sangue testicular devido à incompetência das válvulas venosas, associada ao refluxo venoso.”

A varicocele é muito parecida com as varizes que vemos, principalmente, em mulheres e que afetam as pernas.

Portanto, é apropriado chamar a varicocele de varizes na bolsa escrotal. Sendo que ela pode provocar prejuízo para a produção de espermatozoides e, consequentemente, infertilidade.

AFETANDO A FERTILIDADE MASCULINA

Todos sabemos que para o testículo funcionar perfeitamente, é preciso que esteja sempre entre  1 e 2 graus abaixo da temperatura do corpo.

Quando as veias não estão normais, ou seja, possuem dilatações e varizes, acabam gerando um aumento da temperatura testicular que diminui a quantidade de produção e a qualidade dos espermatozoides.

Esse calor excessivo também gera aumento de radicais livres, quando não combatidos pelos sistemas antioxidantes. Esse extresse oxidativo também pode trazer prejuízos consideráveis à qualidade seminal.

VARICOCELE TEM TRATAMENTO?

Sim, mas nem todos necessitam de tratamento. Naqueles em que o tratamento está indicado, pode ser realizada correção microcirúrgica ( com utilização de microscópio) ou embolização das veias comprometidas. Com o uso destas técnicas, é possível obter melhora do ejaculado, aumentando as chances de gravidez natural.

Vale lembrar, também, que esta não é a única causa de infertilidade masculina: tabagismo, obesidade, sedentarismo, infecções e doenças sexualmente transmissíveis entre várias outras também possuem impacto e devem ser, igualmente, levadas em consideração.

 

FONTE: Portal da urologia

FacebookWhatsAppTwitterLinkedIn

Newsletter Fertilitat

Aproveite e receba conteúdo exclusivo por e-mail e fique por dentro das novidades, novos conteúdos, eventos e materiais feitos para você.

Fale conosco pelo Whats

Envia um Whatsapp e fale conosco sobre as suas dúvidas, sugestões e mais.

Entre em contato

Este espaço foi especialmente criado para que você possa agendar consultas de forma simples e ágil.